CESF

A Escola é...

O lugar onde se faz amigos, Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha que estuda que se alegra se conhece se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, É se amarrar nela! Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, Fazer amigos educar-se... Ser feliz.

APRESENTAÇÃO

O Ensino do Colégio São Francisco tem o intuito de estimular a autonomia a partir das responsabilidades, da organização, estimulando a disciplina, o respeito ao outro e a si, da convivência social, enfim, dos valores fundamentais para a formação ética e humana.

A escola busca desenvolver no aluno através da troca e do diálogo, o envolvimento com inovadoras experiências pedagógicas, proporcionando a vivência com novas formas de ensinar e de aprender, articuladas com as necessidades sociais.

A proposta de educação vai além dos conteúdos didáticos e, está voltada a formação global do aluno.

Nossa experiência no dia a dia tem mostrado como é importante todos os segmentos da escola caminharem juntos, procurando estimular a resolução de problemas que aparecem, e criando novas alternativas para a melhoria da educação de nossos alunos.

Trabalhar coletivamente, apesar de ser muito mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa sempre fácil. Mas, é pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico condizente às demandas da sociedade. Este trabalho pedagógico pautado no comprometimento da realização de ações educacionais voltadas para o pleno desenvolvimento do ser humano nos dá condições para compreender o que realmente uma escola de qualidade necessita para atender as suas finalidades.