Proposta Pedagógica

A Escola é…

O lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é, sobretudo, gente que trabalha que estuda, que se alegra, se conhece e se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade com ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela! Ora, é lógico… Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se… Ser feliz.

Finalidades e Objetivos – Metas Educacionais e Filosofia

O desenvolvimento integral da criança, adolescente e adultos é nossa prioridade. Com uma concepção de pessoa, nossa escola fundamenta sua Proposta Pedagógica em princípios cristãos e humanistas, considerando a educação como processo humano e por meio do qual o sujeito adquire o máximo de plenitude. Para tanto, currículos, programas e toda a ação educativa desenvolvida pela escola constitui meios para esse fim. O enfoque de estudo é o homem como pessoa integrada, imersa numa realidade natural e social com a qual mantém permanente interação. Assim, sua prática pedagógica está voltada para o desenvolvimento humano; desenvolvimento que depende da capacidade de reflexão, do domínio das habilidades do saber e do pensar. Isso implica que o aluno seja visto como um Ser que aprende e que constrói o seu próprio conhecimento, utilizando não só sua capacidade cognitiva, mas também o seu potencial criativo, os seus talentos, a sua intuição, os seus sentimentos. O conhecimento não é algo que se recebe, mas que se conquista; o eixo da prática pedagógica se desloca do ensinar para o aprender e o foco do processo é a aprendizagem.

Nossas experiências educacionais protagonizadas com sucesso são graças:

• A VALORIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES HUMANAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Temos CONVICÇÃO de que o trabalho da escola, com a união da afetividade ao cognitivo, possibilita a formação integral do ser humano.

• Embasamos nossa prática pedagógica em três eixos: VALORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AFETIVIDADE, pilares que alicerçam uma EDUCAÇÃO de qualidade COGNITIVA, CIENTÍFICA e SÓCIOEMOCIONAL.

Objetivos Gerais

Atender à demanda da comunidade escolar, que busca em um espaço na escola o acompanhamento das atividades curriculares e o desenvolvimento de atividades extracurriculares; Oferecer um ambiente seguro, efetivo e estimulador, investindo em novas aprendizagens, de forma lúdica e criativa; Proporcionar um espaço de boa convivência e interação; Desenvolver propostas que estimulem o estudo, a pesquisa, a autonomia, a criatividade e as múltiplas linguagens; Oportunizar atividades para o desenvolvimento das potencialidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas.

Objetivos Específicos

Formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos; propiciar a vivência democrática para a participação e o exercício da cidadania; Instaurar formas de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas mais justas; Fortalecer a escola como espaço onde conversando a gente se entende, lugar de debates, do diálogo fundado na reflexão coletiva, buscando a cooperação no trabalho educativo, bem como dos pais na escola. Estimular inovações e coordenar as ações pedagógicas planejadas e organizadas pela própria escola; Propiciar aos professores situações que lhes permitam a prática pedagógica coerente entre o pensar e o fazer; Evitar todas as maneiras possíveis à repetência e garantindo um desempenho satisfatório; Investir na melhoria da qualidade do ensino; Oferecer ao educando, oportunidades de desenvolvimento em todos os aspectos; incentivar a qualificação de professores e demais funcionários; Aprimorar sistema contínuo de acompanhamento de avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

Missão

Assegurar um ensino de qualidade, de sucesso, de permanente formação e desenvolvimento das potencialidades, garantindo ao educando situações de construção do conhecimento, promovendo o crescimento pessoal, social de forma consciente e solidária visando a sua integração e atuação no meio sociocultural tornando-os autônomos, críticos, responsáveis, em harmonia com os valores explicitados pelo Colégio, formando cidadãos participantes, capazes de agir na transformação de uma sociedade mais justa e igualitária oportunizando condições de uma existência com liberdade, sabedoria e amor.

plugins premium WordPress

NOSSAS UNIDADES

CESF - TIMBÓ
CESF - KIDS I
CESF - INTEGRAL
CESF - KIDS II
CESF - ACARACUZINHO